Coordenador : Cristina Pessanha Mary
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 388815.2201.49588.23022023
Unidade/Órgão Adm.: EGG
Departamento/Setor: GGE
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : No primeiro momento o público alvo se constitui de turmas de estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino de Niterói. Ao disponibilizarmos os produtos, uma cartilha digital e um vídeo a ser disponibilizado na internet iremos ampliar o número do público alvo.
Local de atuação: 1- Instituto de Geociências, UFF, Campus da Praia Vermelha- Niterói. Av. General Milton Tavares de Souza, s/nº, Boa Viagem. Niterói, CEP 24210346 2-Escola da rede pública de ensino, ainda a ser escolhida. A escolha recairá sobre escolas da rede pública localizadas nos bairros do recorte espacial do projeto.
Objetivo
1-O objetivo primeiro desse projeto é a criação dos roteiros que permitam a transmissão de conhecimento de geografia e história de uma forma lúdica e pedagógica. 2-Fortalecimento da interação entre as disciplinas de Geografia e História do Ensino Médio. 3-Capacitação para criação de roteiros histórico-geográficos por parte dos alunos do Ensino Médio da rede pública incentivando o empreendorismo.
Resumo
O objetivo desse projeto é a elaboração e apresentação para os alunos do Ensino Médio da rede pública de Niterói, de roteiros histórico-geográficos abarcando ruas da sua área central. Tais percursos, que serão realizados com algumas turmas da rede pública, conhecidos nas suas mais variadas versões, como Walking Tours, Passeios Pedagógicos, ocorrem mundo afora, Boston, Chicago, Lisboa. No Rio de Janeiro, ficaram famosos os Roteiros Geográficos do professor, Prof. João Baptista Ferreira de Mello, nossa principal fonte de inspiração. Os itinerários deverão desvendar os vestígios de espacialidades passadas da cidade, registros de sua história, de sua organização, a exemplo do primeiro sistema de abastecimento hidráulico na Chácara do Vintém, instalado no Morro de São Lourenço dos Índios. Esta modalidade de ação visa tanto a valorização do patrimônio histórico de Niterói como a criação de instrumento pedagógico para o Ensino Médio, incentivando o empreendedorismo dos discentes da rede pública que poderão criar seus próprios roteiros.